Bem vindos!

sábado, 11 de outubro de 2014

Culto a ignorância

Não que o livro do jornalista Andrew Keen nós acrescente algo de interessante, porém, de arautos do apocalipse já estamos cheio.

Em sua obra Culto ao amador o escritor demonstra, em tom de preconceito e ceticismo, a prática amadorística na internet que, segundo ele, vem destruindo nossos cérebros e involuindo nossa cultura.

Possível seguidor de Adorno e a corrente alemã de indústria cultural, Keen é apocalíptico. Desconsidera o poder de blogs -alias, destroi os blos-, da wikipedia, dos vídeos no youtube,enfim, tudo que não tenha um intelectual e fator institucional por detrás é posto como baixa cultura.

Descordei tanto do texto que a resenha vai ser pequena para não dar cartaz. Aliás, estamos em um blog e, talvez, para este senhor essa nem seja uma resenha, ou aqueles que buscam conhecimento na internet sejam apenas macacos involuídos.

Me ajudaram:

KEEN, Andrew. O culto do amador. Como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; 2009.

0 comentários:

Postar um comentário