Bem vindos!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Somos todos pós humanos?

A dinâmica da sociedade em que vivemos tem mudado com os acontecimentos que permeiam a história do mundo, podemos citar, por exemplo, a revolução digital, que trouxe tantas mudanças a forma em que vivemos quanto é possível citar. E isso é um fato.
Uma dessas maiores mudanças, no entanto, seriam os questionamentos a respeito do que é ser humano, se a humanidade só se dá com a existência de um corpo físico que abriga as características necessária aos reconhecimento dessa humanidade.
Por quê isso? Não fossem suficiente as transformações que o próprio corpo humano passa, a revolução digital trouxe a era das máquina, dos cibernético, da mistura desses com o bio, a vida, o corpo. São essas novas relações que se criam entre a máquina e o ser (ou corpo) humano que trazem tantos questionamentos sobre o que é de fato ser humano. Se antes da revolução digital, seria impossível fazer algumas perguntas pela falta de conhecimento ou curiosidade relacionadas, hoje com o avanço tecnológico e sabendo tudo que sabemos, surgem os mais diversos questionamentos que se ousa fazer.
É necessário entender que a história da humanidade é dividida em diversas eras, cada uma delas traz um modelo de corpo humano, com características relacionadas à respectiva era. Não seria diferente com a revolução digital e a era cibernética que se iniciou, criando um modelo de corpo humano extremamente ligado às máquinas.
É assim que surge o ciborg, o híbrido entre humano e máquina, dando mais embasamento ao questionamento sobre a humanidade estar ou não ligada ao corpo, sendo assim que Santaella estabelece as máquinas como última barreira entre o corpo humano e o mundo cibernético, chamando o último de pós humano. Sendo assim, o corpo físico seria a última barreira entre o corpo e pós humano, mas se hoje todos temos um pouco de máquina em nós, seja em óculos de grau, seja com o celular como uma extensão de nós mesmos, seríamos todos meio ciborgs? E, ultrapassando essa barreira, podemos ser todos pós humanos? E de que forma isso diminui ou aumenta nossa humanidade? Mais do que nunca, percebe-se que tais conceitos estão muito mais na mente do que no corpo em qualquer barreira imposta a eles, sendo que a mente ninguém sabe até onde vai, ou se perpetua.

0 comentários:

Postar um comentário