Bem vindos!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Convergindo e cavando

Vivemos um tempo de participação. Usuários utilizam as ferramentas que dispõem para construir suas próprias histórias e contá-las para o mundo.

No texto que li para realizar esse textículo chegamos a conclusão de uma coisa: as coisas mudaram. Mas não mudaram apenas em questões de participação, mas também, em questões de compartilhamento e novos conhecimentos.

Henry Jenkins famoso estudioso sobre os efeitos da convergência midiática sobre nossas vidas, aponta diversos benefícios desse panorama - que não irei apresentar por completo, para que você pesquise mais sobre o tema -.

A proliferação das opções de mídia e as formas alternativas de entretenimento caseiro (internet, DVD, computador, vídeo games e celulares) fornecem inúmeros pontos de contato com o consumidor. Como não relacionar essa passagem com o atual momento cinematográfico de super heróis, no qual as produtoras conseguem relacionar seus títulos em diversas mídias, contando a mesma história e arrecadando mais fãs diariamente.

Apresentamos anteriormente o conceito de narrativa transmídia, que pode ser melhor entendido como "uma história que se desdobra em várias múltiplas plataformas, na qual cada texto novo faz uma contribuição para o todo". 

No mais, acostumemo-nos, pois, assistir a um filme, ler uma revista em quadrinhos ou jogar um vídeo game nunca mais serão as mesmas coisa diante das novas possibilidades de acesso e acompanhamento de uma narrativa.

Por Lucas Bernardo Reis

Me ajudaram:

JENKINS, Henry. (2006) Where Old and New Media Collide. NYU Press

MATSUZAKI, L. Y., Jenkins: a cultura da participação

0 comentários:

Postar um comentário