Bem vindos!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Um pouco de luz no gelo - Algumas opiniões sobre o "Ice Bucket Challenge"

(ATÉ O TIO GATES PARTICIPOU!)

Hoje, eu vinha no ônibus conversando sobre o"Desafio do balde de gelo", mais especificamente sobre todo o mimimi e as "críticas" (por assim dizer) que a brincadeira/ação vem recebendo, daí eu resolvi selecionar algumas pra expressar minha opinião a respeito (porque eu posso). Então...

1) "Tá faltando água em tanto canto, tanta gente com sede...": Essa foi a primeira que eu vi e talvez se alguém tiver lendo vai parar aqui. Honestamente, sobre isso eu penso que alguns baldes de uma água que tava lá parada (tirada da piscina ou do chuveiro) vá fazer diferença no sistema de água de uma cidade ou estado, muito menos no problema da sede em diversos países. É tão simples que é estúpido, mas é verdade, pelo menos eu acho.

2) "Esses caras só querem aparecer...": Sobre isso, eu digo graças a Deus. Sério, Sabe pq? Primeiro, quem de vocês, aliás nós, sabia alguma coisa sobre a Esclerose Lateral Amiotrofica antes de toda essa brincadeira envolvendo pessoas famosas e gelo? Acontece que a visibilidade de cantores, atores e etc gera visibilidade para a doença, para a causa e isso não é uma coisa ruim. Por causa da brincadeira, muita gente foi pesquisar e passou a se importar mais, é como se fossemos mais fundo para ver um iceberg do qual só conhecíamos a ponta e é só um começo. Além disso, cada pessoa que participa da brincadeira doa 100 dólares para a causa e aí vai...

3) "Se eles doam dinheiro, cadê a grana?": Eu citei em cima que cada participante da brincadeira doa 100 dólares e muita gente reclama que nem vê esse dinheiro. Por um lado, eu imagino como aumentaria a quantidade de críticas se fosse um vídeo de um artista derramando dinheiro no corpo... Por outro lado, eu fui fazer uma rápida pesquisa e descobri que a ALS ASSOCIATION (associação americana voltada para a doença) arrecadou quase 32 milhões de dólares em um mês. Acho que os 100 dólares estão indo para algum lugar sim...

No mais, o que eu tenho a dizer é que existem muitas outras causas que também merecem essa atenção toda, acho (e espero) que cada coisa venha a seu tempo. Eu estou achando a brincaderia divertida e a causa muito interessante, vi depoimentos de pessoas com familiares que tem a doença, pesquisei a respeito e fico feliz que esse interesse (e o próprio conhecimento) tenha começado com um vídeo "idiota" de alguém derramando um balde de água em si próprio, infelizmente tem gente que só sabe achar defeito e reclamar ao invés de procurar prestar atenção no que realmente importa ali, mas é claro que ninguém tem que concordar comigo nem com nada que eu disse, é só a minha opinião e assim existem tantas outras.
Pra fechar, também descobri que existe uma associação brasileira voltada para a causa da ELA, a ABRELA (http://www.abrela.org.br/) que também recebe doações, olha aí legal, quem não quer brincar, pode só doar. Quem dera fosse sempre tão divertido chamar atenção para uma causa importante, muitas, uma por uma, ou todas ao mesmo tempo. Por mim, que venham mais brincadeiras 



Por: Maggie Paiva

0 comentários:

Postar um comentário