Bem vindos!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Entre um capítulo e outro da internet

Um fato sobre você que está lendo: você usa a internet.

Claro que usa, caso contrário não poderia estar lendo isso. Só que não é grande coisa, não é novidade, não vai estampar a capa de nenhum jornal ou revista, mesmo porque quase todo mundo hoje usa a internet, eu tive que usar a internet para fazer essa postagem, do início ao fim, da pesquisa à escrita, visitando sites e mais sites como muitos de nós fazemos quase todos os dias, ou todos os dias mesmo.

Acontece que há algum tempo atrás, acessar a internet era basicamente como ler, entrar em algum site era como abrir um livro, procurar e ler o que você queria e depois fechar.Mas a internet vem mudando junto com o mundo, as demandas são diferentes, nem para ler um livro precisamos mais realmente abrir o livro (alô, e-readers!), por que então iríamos querer isso da internet? 

A maioria das mudanças que estão permeando a internet envolvem dinamismo, experiência de conteúdo, abertura e a possibilidade do internauta participar mais. Voltando à metáfora do livro, é como abrir o segundo capítulo da internet e esse fenômeno está recebendo o nome de Web 2.0.

O nome não é sem motivo, o termo 2.0 surge para indicar a revolução que toma conta da internet, sendo que as palavras chaves dessa revolução são “colaboração” e participação”. Na busca por mudar o panorama dos internautas que apenas viam/recebiam as informações dispostas por toda a internet, tem se buscado oferecer aos navegantes mais oportunidades, criatividade, uma parte da revolução. 

Assim, surgiram redes sociais, páginas de vídeos, blogs e uma vasta gama de “nichos” dos quais o internauta pode participar e usufruir, numa série de mudanças que influenciam também no visual dos sites e na forma como lidamos com tudo isso.

Não parou aí. A renovação vira uma constante e existe a possibilidade de uma nova revolução, dessa vez é a Web 3.0 ou Web semântica, que seria uma continuação da revolução que ocorreu e ocorre atualmente. A nova revolução trabalharia criar uma internet mais inteligente, agilizando processos e tornando as coisas mais fáceis, mas como exatamente?

Na Web Semântica, toda a informação estaria organizada de forma que não só nós seres humanos pudéssemos entender, mas também máquinas, para que computadores pudessem realizar trabalhos que hoje só nós podemos fazer.


O processo, que promete ser totalmente inovador, ainda caminha devagar, mas algumas das tecnologias necessárias inclusive já existe, devagar porém cada vez mais real. 

No entanto, como é algo novo, ainda estão sendo estudadas vantagens e desvantagens, assim como custos e gastos, é um processo complexo que exige muita responsabilidade, mas como terceiro capítulo desse interessante livro que é a internet, tem muito o que mostrar. 


Me ajudaram:

http://www.tecmundo.com.br/web/183-o-que-e-web-2-0-.htm

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1831/web_semantica_ou_web_3.0_o_que_e_e_para_que_serve


Imagem: vanessarodrigues.net

0 comentários:

Postar um comentário