Bem vindos!

sábado, 23 de agosto de 2014

Internet para quem?

Por Lucas Bernardo Reis

Navegando pela rede você já se perguntou para quem e de quem é a internet? Claro, em termos práticos ela não tem dono, é livre (tsc) para acesso, compartilhamento e etc.

Seria possível encontrar estamentos de uma cultura dentro deste ambiente? Segundo o autor catalão Castells, sim. Em seu texto Galáxia Internet o autor defende um desenvolvimento cultural para a internet. Ele seria caracterizado por uma estrutura quaternária composta por: cultura tecnomeritocratica, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial (Castells, 2003).

Para o autor (2003, p.34) a cultura é "uma construção coletiva que transcende preferências individuais, ao mesmo tempo em que influencia as práticas das pessoas no seu âmbito, neste caso os produtores/usuários da Internet".

Ao desenvolver as quatro camadas, uma consideração me chamou mais atenção. Segundo Castells,
"a internet foi o meio indispensável e a força propulsora na formação da nova economia" , pautada pela a "inovação empresarial, e não o capital" (2003, p.49).

Ok, se a internet é livre, então porque existe uma nova economia surgindo? Bem, a apropriação do www como um comércio e sua utilização como produto acaba transformando um ambiente possivelmente livre em um ilimitado atacado.

Encerramos com a sintentização do autor sobre a cultura da Internet. Ela é "uma cultura feita de uma crença tecnocrática no progresso dos seres humanos através da tecnologia, levado a cabo por comunidades de hackers que prosperam na criatividade tecnológica livre e aberta, incrustada em redes virtuais que pretendem reinventar a sociedade, e materializada por empresários movidos a dinheiro nas engrenagens da nova economia" (2003, p.53).

Me ajudaram:

A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Manuel Castells. Jorge Zahar, 2003

0 comentários:

Postar um comentário