Bem vindos!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mudam-se os meios não os resultados

No texto do professor Eugênio Bucci, de título Comunicação Digital, o autor, sempre indagador, nos pergunta como enxergamos a entrada do digital na comunicação e nossa cultura?

Essa é a primeira de variados questionamentos como: podemos chamar isso de revolução? quais coisas serão necessárias para levar a isso?, por exemplo.

Daí surgem as principais discussão das 14 páginas de texto. Parte interessantes como a assimilação da internet como sucessoras de nossa memória e nosso olhar para internet como um plano, que não sofre mudanças e nos proporciona mudanças, são os pontos iniciais destacados por mim.

Outro ponto destacado por este resenhador barato é o papel que Bucci atribui o jornalismo, diante deste cenário de mudanças.

Por isso que pode haver um papel muito relevante para o jornalismo no próximo período, porque é necessário que alguém, com um mínimo de credibilidade perante um determinado público, faça a hierarquização das informações, uma edição mínima, porque efetivamente as pessoas não vão ter tempo de fazer as edições por conta própria.


Por fim, acredito que não temos mais como discutir se estamos vivendo uma mudança estrutural na comunicação. Mudanças sempre ocorrem no decorrer dos séculos. Faz-se mais sentido compreender as mudanças e internaliza-las em nós como um caminho sem volta.

Internet é uma conexão que produz um novo espaço ou propicia um novo espaço, desenvolve uma série de atividades que são muito maiores do que aquelas, e muito mais numerosas e variadas do que aquelas que nós normalmente chamamos de comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário