Bem vindos!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Não é só tecnologia

A internet encanta, não só ela, mas a tecnologia encanta, tal um canto de sereia. Encantam tantas áreas, suas características, vantagens e bônus invadem tantos meios e tantos campos, que não poderia ser diferente com a comunicação. Ora, a comunicação é uma área, é uma profissão, uma atividade, é um campo do estudo, não seria a ela a estar em uma bolha ou redoma, protegida dos efeitos da tecnologia e de seu avanço, muito pelo contrário, é talvez uma das mais afetadas por tais avanços.
No entanto, nos últimos tempos, a comunicação tem estado tão ligada à tecnologia que tem se temido que ela seja reduzida apenas a isso, não desmerecendo a tecnologia em sim, mas é preciso reconhecer que a comunicação se estende bem além disso.
Explica-se, como área, a comunicação está intrinsecamente ligada a diversos outros campos, entre eles o social e o cultura. Apesar disso, com o constante e cada vez maior crescimento dos avanços tecnológicas, tem se associado tanto a comunicação às suas característica tecnológicas que é possível esquecer todo o resto que a compõe.
O que não deve, obviamente, ser permitido. Embora as redes sociais, usando a internet como importante representante do avanço tecnológico, tenha sua (grande) parcela de importância no que a comunicação representa hoje, é necessário reconhecer e lembrar todas as outras transformações, avanços e mudanças culturais e sociológicas que contribuíram para o avanço da comunicação tanto como atividade, quanto como campo do estudo, pois só através do pleno reconhecimento dos agentes contribuintes e dos efeitos causados, é possível compreender o campo/atividade de fato.

0 comentários:

Postar um comentário