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sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ciberculturas, ciberespaço

O primeiro capítulo do livro de Pramod Nayad – An Introduction of New Media and Cybercultures – nos leva a crer que a cibercultura, o espaço (ciberespaço) que se criou no mundo virtual está interligado ao mundo real, de forma que se fazem diversas conexões e pontes entre eles, estabelecendo casos em que ambos estão conectados de tal forma que se torna difícil distinguir em qual espaço se deu tal acontecimentos, além de reconhecer que nossa vida no chamado espaço real depende muito do virtual.

O autor cita dois casos, um deles em que a âncora de um navio cortou cabos submarinos, deixando toda uma população sem internet e outro, onde uma mulher desistiu de casar com um homem após descobrir que ele tinha um caso na rede social “Second Life”. Casos como esses nos fazem questionar até onde vai a conexão entre esses dois universos paralelos, o real e o virtual, o quanto o virtual está influenciando na nossa vida e se existe de fato distinção entre eles. Existirá um limite?

O fato é que as chamadas ciberculturas possuem uma dimensão real, origens e portanto influência na realidade, o que acaba por orientar muitos campos da nossa vida, seja na vida pessoal, ou no trabalho. Tal como o que chamamos de realidade, as ciberculturas estão sujeitas aos governos, às mudanças na economia, ao gênero, diferenças pessoais e muitas outras questões, visto que elas surgem como uma extensão da nossa própria vida.

Chega ao ponto em que não precisamos mais sair de casa para fazer compras, parece algo banal hoje em dia, mas já foi algo tão extraordinário que poderia ser impensável. O avanço da tecnologia e a criação de culturas e espaços no mundo virtual como extensão do real influenciam no comércio, no modo de se comportar, na maneira como nos relacionamos com os outros. Sendo assim, não deveria ser surpreendente que influencie também no jornalismo, que se transforma em só mais um de seus campos de influência, sofrendo alterações causadas pelo avanço da tecnologia e das mídias tanto quanto qualquer outro.

Por fim, o texto apresenta uma introdução ao que são essas ciberculturas e o que tem vindo com elas no pacote, além das características, nem todas positivas, como não poderia deixar de ser, mas com uma vasta gama de possibilidades abertas ao uso de algo sobre o que ainda estamos aprendendo.


Referências Bibliográficas

Nayar, Pramod K. (2010) An Introduction to New Media and Cybercultures. John Wiley and Sons.

Imagem: fcom.us.es

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